Hábitos saudáveis podem reduzir o risco de diabetes tipo 2

Os casos de diabetes tipo 2 têm aumentado em escala global e a doença já é considerada uma das cotadas para ser a maior epidemia da História, segundo o presidente eleito da Federação Internacional de Diabetes, Dr. Andrew Boulton. Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%, o que significa que a doença atinge 8,9% das pessoas. 
 
A diabetes tipo 2 pode surgir a partir da combinação de dois fatores: o genético, ou seja, o histórico da doença na família, e o ambiental, que são fatores de risco para o problema, como obesidade e sedentarismo. Isso não quer dizer, porém, que uma pessoa sem histórico familiar não possa desenvolver a doença. No entanto, os especialistas concordam em uma coisa: hábitos saudáveis reduzem de forma significativa o risco.
 
Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. 
 
"O diabetes tipo 2 está muito relacionado à obesidade. A gordura que se acumula no abdome promove inflamação e obriga o pâncreas a produzir cada vez mais insulina para que a glicose entre nas células", diz Celso Cukier, médico nutrólogo do Hospital Albert Einstein. 
 
Como não há nada que possa ser feito quanto à predisposição genética para uma doença, Cukier explica que a manutenção do peso (ou o emagrecimento) e uma vida fisicamente ativa são essenciais para reduzir o risco do diabetes. Além disso, como atestaram várias pesquisas científicas, há outros hábitos e determinados alimentos que podem ajudar nessa proteção. 
 
Confira algumas dicas:
 
1) Diminua a circunferência abdominal (barriga);
2) Faça 30 minutos de atividade física diária;
3) Cuidado com o sono (atenção à quantidade de horas e qualidade do sono);
4) Controle o stress;
5) Coma pouco e devagar e não faça jejum;
6) Evite comer gordura;
7) Prefira alimentos integrais;
8) Coma frutas, respeitando as porções diárias;
9) Coma queijo e iogurte, preferindo os com pouca gordura; e 
10) Beba café descafeinado
 
Fontes: Ministério da Saúde / Veja / O Globo