Hepatite - o que precisamos saber sobre essa doença?

Hepatite é o nome dado a toda doença que causa inflamação no fígado. As causas podem ser desde micro-organismos, como os vírus, até o consumo excessivo de bebida alcoólica ou substâncias tóxicas (como o uso de alguns medicamentos).

As hepatites viraissão consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, pelo número de indivíduos acometidos e pela possibilidade de complicações. Existem cinco tipos — A, B, C, D e E. Os tipos B e C são uma preocupação, já que muita gente infectada com estes vírus pode não apresentar sintomas na fase inicial da doença.

A maioria das pessoas costumam só ter conhecimento quando a doença já é considerada crônica. Além disso, os vírus B e C, são a principal causa de cirrose hepática, correspondendo a cerca de 80% de todos os casos de câncer de fígado.

Ossintomas da hepatite são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Existem vários tipos de hepatite. Vamos conhecer:

Hepatite alcoólica
Pode ser causada pelo uso abusivo de álcool, levando a uma hepatite alcoólica crônica ou desencadear um processo que leve a cirrose e insuficiências hepáticas.

Hepatite medicamentosa
Vários medicamentos (inclusive fitoterápicos) podem lesar o fígado e para certos remédios o risco é tão elevado que o fígado deve ser monitorado com exames laboratoriais periódicos para, no caso de ocorrer lesão hepática, suspender o medicamento.

Hepatite autoimune
Como resultado de uma falha no sistema imunológico, este começa a produzir anticorpos que vão reagir contra o próprio fígado. Mais comum em mulheres, este processo pode se desenvolver de forma crônica, com períodos de exacerbação, e até levar à cirrose hepática se não tratado adequadamente.

Esteato-hepatite não alcoólica
O acúmulo de gordura no fígado chamado de esteatose hepática, que acomete cerca de 20% dos brasileiros, pode evoluir para uma forma inflamatória (esteato-hepatite não alcoólica) com risco de cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular.

Hepatites Virais: 

Hepatite A
Transmissão pela água, alimentos contaminados e relações sexuais. A vacina é uma forma de prevenção contra a doença e está disponível no SUS. Em crianças, a imunização está disponível a partir de 15 meses e abaixo dos cinco anos.

Hepatite B
A transmissão ocorre por sangue contaminado, sexo desprotegido, compartilhamento de objetos cortantes e de uso pessoal, além da transmissão vertical (é a transmissão de uma infecção ou doença a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto).

A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a doença e está disponível no SUS.

Em crianças, a imunização ocorre em quatro doses: ao nascer, aos 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação vacinal.

Hepatite C
Hepatite C é uma doença viral que leva a inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C e muitas vezes, descobre através de doação de sangue, realização de exames de rotina ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.

Alguns fatores que contribuem para a contaminação por Hepatite C: transfusão de sangue, contato com objetos contaminados e sexo sem preservativo.

Assista o vídeo com recomendações médicas sobre Hepatite:

 

Fontes: Fontes: Sociedade Brasileira de Hematologia; Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde; Hepatites Virais: O Brasil Atento – Ministério da Saúde (2ª edição / 2005); Programa: Viver é Melhor – Boa Vontade TV – site: boavontade.com