Janeiro Branco - mês de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental

O início do ano costuma ser um período de reflexão, autoconhecimento e mudança de hábitos, por isso Janeiro foi escolhido para ser o mês de conscientização sobre a importância de cuidar da Saúde Mental.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido significativamente em todo o mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população sofre com a depressão, fazendo do país o campeão de casos na América Latina.
 
A campanha Janeiro Branco, que conta com o engajamento de psicólogos em todo o Brasil, é fundamentada nos seguintes pilares:
 
1 – Chamar a atenção para o tema Saúde Mental e fazer do primeiro mês do ano um marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam, planejem e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
 
2 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes; e
 
3 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!
 
Acesse o site da campanha e informe-se sobre as ações em sua cidade. A CAPESESP está abordando o tema nas redes sociais, com dicas para manter a Saúde Mental em dia e sinais de alerta para algumas doenças.