Não caia na folia da Covid-19. Fique em casa

Mesmo com todas as orientações das autoridades sanitárias, observou-se o relaxamento das medidas de segurança durante as festas de fim de ano, inclusive com registro de aglomerações. Com isso, os números de casos de coronavírus subiram exponencialmente e, como resultado, houve um aumento da taxa de ocupação das UTIs em todos os estados brasileiros. 
 
Com a proximidade do período de Carnaval, é importante manter a responsabilidade social, ou seja, utilizar máscara, higienizar as mãos e adotar o distanciamento social quando necessário. Lembre-se: a Covid-19 não faz distinção de classe, de cor, de credo, de idade. As atitudes tomadas no dia a dia refletem diretamente na doença.
 
Por isso, se o Carnaval for mantido em sua região, fique atento às medidas de segurança:
 
Máscara - Use sem moderação, seja em ambientes fechados ou abertos. Mesmo na rua, você continua sendo exposto ao vírus. Lembre-se de trocá-la com frequência ou lavá-las. As máscaras podem ser de pano ou descartáveis. Só um lembrete: apesar de serem bonitas visualmente, as máscaras de tricô, tule ou crochê não oferecem proteção. 
 
Higienização das mãos - Pode ser feita com álcool em gel 70% ou água e sabão. Higienize suas mãos sempre que chegar em casa, na entrada e saída do trabalho, antes e depois de utilizar o transporte público, quando entrar e sair de qualquer estabelecimento, ou seja, lave as mãos sempre. 
 
Aglomerações em geral - Evite sempre. Ninguém sabe quem é portador ou não do coronavírus, já que muitos são assintomáticos. Melhor repensar o churrasco com amigos, deixar a visita a um parente idoso para depois e, por mais que seja atrativo, melhor não frequentar lugares que possam gerar aglomerações.
 
Vacina - Neste primeiro momento, a vacina está sendo aplicada apenas nos grupos prioritários. Além disso, ela não é passaporte para abolir as medidas preventivas, portanto, mesmo vacinado, é necessário continuar com o uso de máscara e higienização das mãos, evitando participar de aglomerações.