Notícias falsas podem prejudicar diagnóstico e tratamento do câncer

Não são poucos os boatos que circulam na Internet sobre a prevenção e a cura para o câncer, doença que deve atingir mais de 1,2 milhão de pessoas no biênio 2018/2019, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
 
Acreditar nessas notícias pode trazer graves consequências para pacientes oncológicos, dificultando o tratamento e agravando o já frágil quadro de saúde. Por isso, no mês em que é comemorado o Dia Mundial do Câncer, o Ministério da Saúde reuniu 15 notícias falsas sobre a doença recebidas pelo "Saúde Sem Fake News", um canal aberto com a população, pelo WhatsApp, para esclarecimento de notícias falsas. 
 
Por meio da ferramenta, qualquer cidadão pode enviar mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número para envio de mensagens é o (61) 9-9289-4640.
 
Confira aqui os esclarecimentos do Ministério da Saúde sobre algumas das notícias falsas recebidas pelo "Saúde Sem Fake News".
 
Fonte: Ministério da Saúde