Novembro Azul - chances de cura do câncer de próstata são de quase 90% quando diagnosticado precocemente

Em novembro, o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata, neoplasia maligna que representa a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil (excetuando-se o câncer de pele não melanoma). O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, já que, na fase inicial, 90% dos casos são curáveis.
 
A prevenção não deve ser tratada como um tabu, principalmente porque os números da doença têm crescido gradativamente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados para este ano 68.220 novos casos da doença. Os dados revelam que o câncer de próstata é mais incidente do que o de mama, que deve chegar a 59.700.  
 
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que homens a partir dos 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos. 
 
Os exames mais indicados para avaliar a saúde da próstata são: o PSA, que mede a quantidade de uma proteína no sangue produzida pelo órgão, e o Toque Retal, por meio do qual o médico avalia a forma e a textura da próstata. Quando são encontradas alterações, o médico pode solicitar ultrassonografia, medição do jato de urina, exame de urina PCA3 e biópsia. 
 
Confira mitos e verdades sobre a doença:
 
Câncer de próstata é uma doença só de idosos?
Mito. A doença costuma aparecer em homens por volta dos 75 anos, mas pode ser diagnosticada a partir dos 40 anos.
 
Se um homem da minha família já teve câncer de próstata, tenho mais chance de ter?
Verdade. Quanto maior o grau de parentesco (pai, tio, irmão), maiores são as chances. Se houver mais de um caso na família, o risco é ainda maior.
 
A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata?
Mito. Alguns estudos até apontam que um maior número de ejaculações mensais ajudaria na redução de casos da doença.
 
Homens negros têm maior risco de desenvolver a doença?
Verdade. De acordo com estatísticas médicas, a incidência de câncer de próstata é maior nos negros.
 
O exame de toque retal não é necessário se eu fizer o exame PSA?
Mito. Os exames são complementares e por isso é importante que sejam feitos os dois. É possível que um homem com PSA normal esteja com câncer ou aquele com o PSA alterado não tenha a doença.
 
A atividade física regular ajuda na prevenção e no tratamento?
Verdade. A atividade física ajuda a reduzir o estresse e as chances de obesidade, contribuindo para a prevenção da doença e sendo indicada para os pacientes em tratamento.
 
A vasectomia causa câncer de próstata?
Mito. Durante alguns anos esta questão foi levantada entre especialistas, mas a hipótese foi rejeitada baseada em estudos.
 
O aumento da próstata é um sinal de câncer?
Mito. O aumento é chamado de hiperplasia da próstata e as chances de ter o problema crescem com o avançar da idade.
 
Fontes: INCA / Sociedade Brasileira de Urologia / O Globo