Novembro Azul - tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata

17 de novembro é lembrado como o Dia Mundial de combate à doença
 
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Por esta relevância, o mês de novembro, mais especificamente o dia 17, é utilizado para destacar a importância da prevenção e dos cuidados para combater a doença. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019 foram registradas aproximadamente 16 mil mortes pela doença, com estimativa de 65 mil novos casos em 2020, correspondendo a 29% dos tumores incidentes no sexo masculino.
 
O câncer de próstata tem evolução silenciosa em fase inicial, o que muitas vezes dificulta a detecção precoce e os melhores resultados no tratamento. Em fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal. Apesar da importância da detecção precoce, o INCA não orienta a realização de exames de rotina em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento) que não se encaixem nos perfis de risco, devido à inexistência de benefícios comprovados à saúde.
 
O que é próstata e quando devo me preocupar?
 
É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto (parte final do intestino grosso), abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Ela tem a forma de uma maçã e produz parte do sêmen, um líquido que nutre e protege os espermatozoides. 
 
Se você se enquadra em alguns dos casos abaixo, agende uma consulta com o médico de sua confiança para avaliar a necessidade de realização do exame físico. 
 
1 – Quando a doença é mais frequente?
A partir dos 50 anos de idade
Em homens de 45 anos com fatores de risco (histórico familiar ou obesidade), mesmo sem sintomas
 
2 - Quais são os sintomas?
dores ao urinar
diminuição do jato da urina
urinar com frequência durante o dia ou à noite 
presença de sangue na urina. 
 
3 - Quais são os fatores de risco?
ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos
hábitos alimentares ruins
estilo de vida sedentário
idade mais avançada
excesso de gordura corporal
 
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA) https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata