Obesidade é uma doença e pode ser evitada

Segundo dados do IBGE, o Brasil tem cerca de 27 milhões de pessoas consideradas obesas
 
Prevenir e conscientizar sobre a obesidade é um dos principais desafios da saúde em todo o mundo, especialmente no Dia Mundial da Obesidade (4 de março), data que simboliza o esforço para evitar a doença crônica que reduz a qualidade de vida e pode estar associada ao diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e pulmonares, alterações hormonais e câncer, além de ser um fator de risco para as complicações da Covid-19.
 
As formas mais eficazes de prevenção são a atividade física regular e a alimentação equilibrada, de acordo com a recomendação médica. A dica é evitar um estilo de vida sedentário em todas as idades (incluindo crianças) e promover refeições com vegetais e frutas, além de evitar o excesso de comidas ricas em gordura e açúcar.
 
Outra razão para manter os cuidados com a doença é o aspecto psicológico. Problemas com obesidade tendem a afetar a autoestima e a vida amorosa, já que a doença está relacionada à redução de testosterona e de hormônios femininos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a perda de 10% do peso já representa benefícios para a saúde e pode aumentar as chances de resolver problemas desta natureza.
 
O que é a obesidade? 
 
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e é diagnosticada pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona o peso e a altura da pessoa. A partir desses resultados, pode ser classificada em leve, moderada, grave ou mórbida, e deve ser tratada com acompanhamento médico e equipe multidisciplinar.