Programa de Qualificação de Operadoras (PQO)

De acordo com os dados de dezembro/2020, o setor de planos de saúde possui, atualmente, cerca de 47,6 milhões de beneficiários com assistência médica e 27,1 milhões com assistência exclusivamente odontológica, representando parte expressiva da população brasileira.

Tendo em vista sua importância, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem consolidado a metodologia de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde a seus beneficiários.

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) instituído pela ANS, tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), parte integrante do PQO, permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

Grande parte das informações usadas pela ANS nas avaliações do IDSS das operadoras de planos de saúde, é obtida de maneira detalhada por meio dos chamados dados TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) que são extraídos das guias de cobrança dos procedimentos médico-hospitalares e odontológicos realizados pelos beneficiários e apresentadas pelos prestadores de serviços às operadoras de planos de saúde.

Os resultados do IDSS 2020, Ano-Base 2019, da CAPESESP, publicados pela ANS em 26/03/2021, contemplam os seguintes indicadores, os quais podem ser visualizados clicando aqui:

  • Garantia de Acesso (IDGA);
  • Gestão de Processos e Regulação (IDGR);
  • Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS);
  • Sustentabilidade no Mercado (IDSM).
  • Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).

Para mais informações sobre o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) e o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS),acesse o site ANS.