Promoção da saúde e prevenção da doença

A promoção da saúde tem dois pilares: comportamentos do dia a dia (atitudes) e o outro, as circunstâncias em que nós vivemos (meio ambiente). Ambos possuem um grande impacto na vida e saúde do Homem.

A promoção da saúde pretende oferecer uma visão holística, ou seja, olhar para as pessoas como um todo, de uma forma abrangente, pois ser saudável é muito mais do que a inexistência de doença.

A definição da promoção de saúde conduz antes de tudo ao conceito de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a define como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Portanto, é mais do que mera prevenção de doença.  Promover a saúde não é só melhorar a nossa condição física, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.

A palavra prevenção surge no contexto da promoção da saúde como um conjunto de atitudes que devemos tomar por antecipação, de modo a evitar determinados acontecimentos. Ou seja, surge no sentido de precaução ou de impedir determinados riscos.

Nesse sentido, a prevenção e promoção da saúde surgem associadas à mudança de atitudes, de modo a efetuar uma eficaz prevenção de doenças.

Uma pequena mudança na sua rotina pode surtir um enorme benefício na sua saúde.

A equipe do Gerenciamento de Doenças Crônicas (GDC), composta por profissionais de saúde da CAPESESP, está realizando contato, através do telefone e se colocando à disposição para te ajudar a viver melhor. 

Fonte: Assessoria de Estratégia e Informações Institucionais da CAPESESP