Reajustes CAPESAÚDE - entenda a necessidade para o equilíbrio financeiro do Plano

Conforme previsto na legislação, anualmente as operadoras de planos de saúde definem o custeio dos seus produtos para os próximos 12 meses. Apesar de eventualmente gerar descontentamentos, esses ajustes são necessários para manter a viabilidade financeira do plano.
 
No caso da CAPESESP, entidade sem fins lucrativos que administra seus planos na modalidade de autogestão, o cálculo atuarial é realizado para que haja o equilíbrio entre receitas e despesas, bem como constituir as reservas técnicas exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.  
 
Em relação ao reajuste do CAPESAÚDE, devemos entender que ele é aplicado apenas sobre a tabela do associado e não sobre o valor total da mensalidade (que é constituída pela soma do repasse patronal e valor de contribuição do associado). Considerando que o último aumento do repasse da União ocorreu em janeiro/2016, ficando o valor da patrocinadora congelado desde então, o percentual só incide sobre a parte do servidor. Atualmente, a estimativa da proporção de participação sobre o custeio assistencial é de 77% para o servidor público federal e de 23% para a União. Sendo assim, quando a Entidade aplica um reajuste de 23,49%, por exemplo, o que é designado, de fato, para a receita do plano é 18,09%. 
 
Esse cenário inclusive foi destacado pelo Diretor-Presidente da CAPESESP, João Paulo dos Reis Neto, em junho de 2018, durante audiência pública no Senado Federal. Na ocasião, atendendo ao convite da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o dirigente da Entidade apresentou a situação do CAPESAÚDE e de seus beneficiários, tendo sinalizado a necessidade do equilíbrio entre a contribuição do patrocinador e do beneficiário. "Quando uma parte não contribui, a outra é sempre prejudicada. Há oito anos, a participação dos servidores era de 56%; mas, atualmente, ultrapassa os 70%", destacou. 
 
Importante ressaltar ainda que 40% da carteira de associados do CAPESAÚDE é formada por idosos, número três vezes maior do que a média geral dos planos de saúde, tornando ainda maior o desafio de administrar os recursos, uma vez que esse grupo costuma necessitar ainda mais dos serviços médico-hospitalares. Por meio de benefícios adicionais, a Entidade tem incentivado a promoção da saúde, a prevenção de complicações das doenças e o envelhecimento saudável.
 
Mesmo com o aumento, o CAPESAÚDE continua sendo a melhor opção para o servidor público, pois o custo médio é cerca de 15% inferior ao das demais operadoras de autogestão, principalmente se considerarmos os reajustes acumulados desde 2015. 
 
Quando comparado aos planos de mercado, o CAPESAÚDE destaca-se pela ampla rede credenciada, com atendimento em mais de 600 municípios, e por oferecer cobertura superior à mínima obrigatória determinada no Rol de Procedimentos da ANS. Portanto, ao escolher uma operadora, é importante considerar aspectos que vão além da contribuição mensal.
 
Para a CAPESESP é fundamental que, além da satisfação no atendimento, os associados tenham clareza sobre as informações. Por isso, foi elaborada a série "Entendendo o seu plano de saúde" e, logo na primeira edição, o tema abordado foi "Reajustes do CAPESAÚDE". Acesse aqui e aproveite para tirar outras dúvidas sobre o assunto.