Recomendações da OMS para a prática de atividade física na Terceira Idade

A prática regular de atividade física evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima e contribui para a concentração e o bem-estar físico e psicológico. 
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal são 150 minutos semanais de atividade leve a moderada ou 75 minutos de treino intenso, no entanto os parâmetros variam de acordo com a faixa etária. Para as pessoas com mais de 65 anos, recomenda-se exercícios como locomoção, jogos e esportes em geral, além das tarefas domésticas. 
 
O objetivo, nesses casos, é melhorar a saúde dos ossos e a função cardiorrespiratória e muscular, além de reduzir o risco de doenças não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo.
 
Confira outras orientações da OMS para os idosos:
 
• A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração.
• Para benefícios adicionais de saúde, os idosos devem aumentar a atividade aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana ou praticar 150 minutos de treino intenso. 
• Os que apresentarem mobilidade comprometida devem realizar atividade física três ou mais dias por semana, a fim de melhorar o equilíbrio e evitar quedas.
• Atividades de fortalecimento muscular devem ser feitas em dois ou mais dias da semana.
• Quando o idoso não puder realizar as quantidades recomendadas de atividade, é necessário adaptar o treino a sua capacidade e condição física.
 
É importante destacar que toda atividade física deve ser precedida de avaliação/orientação médica.
 
Fonte: Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro