Reumatismo - uma preocupação para todas as idades

30 de outubro é lembrado como o Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo
 
Provavelmente você já ouviu a definição de reumatismo como um problema de articulações associado principalmente à população idosa. Não é bem assim. Reumatismo é um termo genérico utilizado para definir um conjunto de diferentes doenças do aparelho locomotor, ou outras partes do corpo, que podem ocorrer em pessoas de todas as idades, tais como artrite, artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites, bursites, entre outras.
 
Doenças reumáticas podem inclusive, atingir órgãos internos como coração e rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 15 milhões de pessoas no Brasil são acometidas por algum tipo de doença reumática, em casos que levam a limitações para tarefas cotidianas e aposentadorias precoces, além de impactar o sistema de saúde. 
 
Quando procurar um médico?
 
Os sintomas das doenças reumáticas costumam ser de fácil identificação pelo paciente, e é importante procurar o médico tão logo sejam percebidos, a fim de obter um diagnóstico precoce e aumentar as chances de sucesso do tratamento. 
 
Os sinais clássicos são vermelhidão, calor, inchaço e dores prolongadas nas articulações (mais de seis semanas), dificuldade de movimentos, rigidez ao acordar e dores ao elevar os braços e os ombros. As causas do reumatismo estão normalmente relacionadas a fatores genéticos, mas o tabagismo e a exposição a poluentes são alguns dos fatores de risco. As doenças reumáticas também afetam três vezes mais mulheres que homens. 
 
Fontes:
Hospital Sírio-Libanês e Sociedade Brasileira de Reumatologia.