Saiba como envelhecer de forma saudável

Veja atitudes fundamentais na busca pela qualidade de vida com o passar dos anos
 
Saber envelhecer é um aprendizado complexo que exige disciplina e deve começar desde a infância. Se você está atrasado com o seu corpo, sempre há tempo de começar a se cuidar. Algumas atitudes ajudam a preservar a qualidade de vida e a combater doenças que podem surgir com o passar dos anos. É preciso empenho em seguir algumas recomendações.
 
Exercício físico fortalece o corpo e a alma
 
A prática constante de exercícios físicos, com orientação profissional, deixa os músculos mais resistentes e as articulações mais flexíveis. Em outras frentes, os exercícios auxiliam no combate à depressão e na prevenção de vilões das doenças cardíacas como obesidade, diabetes, colesterol e pressão alta. Embora seja uma associação recorrente, as atividades não se restringem às academias de musculação. Vale dança, alongamento, caminhada ou exercícios na água, desde que sempre respeite os limites do seu corpo e a ciência.
 
Dormir é fundamental 
 
Manter o corpo descansado é tão importante quanto exercitá-lo. Tudo tem o seu tempo. É importante que essa harmonia seja feita sempre de forma natural, evitando o uso de produtos com cafeína (café, chá, refrigerantes a base de cola), cigarro, álcool, líquidos em excesso e refeições pesadas antes de dormir. Tenha pensamentos positivos e tente relaxar ao se deitar.
 
Alimentação saudável 
 
Alimentar-se de forma adequada é a chave para que você consiga atingir as metas de fazer exercícios físicos, dormir bem e evitar fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças. A dica é priorizar o uso de alimentos naturais, como alho, cebola, ervas como salsa, manjericão e coentro e evitar o exagero de sal, temperos industrializados, gorduras de origem animal (banha, sebo, toucinho) e frituras. O consumo de frutas frescas, vegetais, legumes e grãos também é aliado importante. 
 
Mente sã, corpo são
 
Assim como o restante do corpo, é importante que você exercite o cérebro em todas as etapas da vida. Em fases mais avançadas, é essencial manter convívio social adequado com amigos e parentes, ocupar a mente com trabalhos manuais durante o dia e precaver-se contra a perda da memória fazendo listas, palavras cruzadas e atividades que estimulem o raciocínio.
 
Fonte: Biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde https://bvsms.saude.gov.br/envelhecimento-saudavel/