Saúde bucal na Terceira Idade

Os cuidados com a saúde bucal são importantes em todas as faixas etárias, no entanto existem recomendações especialmente importantes para os idosos, como as relativas ao uso e limpeza das próteses dentárias.
 
Na ausência dos dentes naturais, esses acessórios são fundamentais para auxiliar na correta mastigação dos alimentos e na fala, além de manter o equilíbrio das estruturas da face e das articulações. 
 
Confira alguns cuidados para a correta utilização:
 
- Para higienizar uma prótese total (dentadura), limpe-a fora da boca com sabão ou pasta de dentes e escova de dentes separada para essa função. Antes de recolocá-la, limpe a gengiva, o céu da boca e a língua.
 
- Se você utiliza uma prótese parcial removível (ponte móvel), realize o passo a passo acima, mas lembre-se de escovar os dentes antes de recolocar o acessório.  
 
- Recomenda-se ficar sem a prótese algumas horas durante o dia. O ideal é passar a noite sem ela, mas se isso não for possível, faça o procedimento durante o banho ou em um momento em que você esteja sozinho(a) em casa, por exemplo. Deixe-a sempre em um copo com água e solicite orientação ao dentista sobre outros produtos para complementar a limpeza das dentaduras.
 
- Devido ao desgaste natural, a ponte móvel ou a dentadura precisará ser ajustada ou trocada após certo período. Ela não está mais em perfeitas condições quando começa a ficar solta, dificulta a mastigação ou machuca a gengiva. Faça uma avaliação periódica com a equipe de saúde bucal para verificar a adaptação de sua prótese e evitar o aparecimento de feridas.
 
Boca seca
 
A falta de saliva (boca seca) é uma manifestação comum ao envelhecimento e pode ser causada, também, pelo uso de alguns medicamentos ou por distúrbios na saúde. Essa condição aumenta o risco para cárie dentária e gera incômodo no uso da prótese, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos.
 
Para evitar, recomenda-se aumentar a ingestão de água e adotar tratamentos ou remédios adequados para manter a boca mais úmida, conforme orientação do dentista.
 
Fonte: Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (Ministério da Saúde)