Setembro Amarelo – mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo anualmente, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, ocorrem aproximadamente 11 mil episódios por ano. Os números são preocupantes, no entanto, a OMS também alerta que nove em cada dez mortes poderiam ser evitadas, reforçando a importância da prevenção, ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação, por isso o "Setembro Amarelo", campanha de conscientização sobre o suicídio, incentiva ações em prol da promoção da saúde mental, utilizando a cor que, segundo o movimento, representa a vida, a luz e o sol. 
 
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, com o apoio da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde (MS). Este último, inclusive, desenvolveu a Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio, que estabelece um rol de ações relacionadas à qualificação da vigilância e ao fortalecimento das ações de promoção da saúde, prevenção do suicídio e atenção às vítimas de tentativas e suicídio, bem como aos seus familiares. 
 
Busca por ajuda
 
O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como "preferia estar morto" ou "quero desaparecer" podem indicar necessidade de ajuda. 
 
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas. "O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor e do sofrimento, que, de tão imensos, parecem insuportáveis", explica a equipe do CVV.
 
A organização, uma das mais antigas do País, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e, também, por chat, e-mail e pessoalmente. Confira as opções aqui.  
 
Fonte: Ministério da Saúde / Setembro Amarelo / Centro de Valorização da Vida / Estadão