Transplante de coração restabelece a saúde de associado da Bahia

Recentemente, um associado do Capesaúde, de 62 anos, residente na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, foi submetido a um transplante de coração que lhe garantiu não apenas o restabelecimento da saúde, mas também a capacidade funcional, proporcionando bem-estar e qualidade de vida .
 
Portador de doença coronária grave, o beneficiário foi transferido em UTI aérea para o Hospital Jayme da Fonte, em Recife, onde ficou internado por 40 dias aguardando o órgão compatível no Sistema Nacional de Transplantes. 
 
"Como médico cardiologista, sinto-me extremamente satisfeito por acompanhar esse marco na vida do paciente, que teve a oportunidade de ‘ganhar' uma nova vida. Além disso, como Dirigente de um plano de saúde, o sentimento é o de dever cumprido, pois, novamente, honramos o nosso compromisso de prestar assistência ao servidor nos momentos de necessidade. O associado estava condicionado a viver em um leito de hospital, devido ao grave estado de saúde, porém, agora, poderá retomar as suas atividades diárias", destaca o Diretor-Presidente da Capesesp, Dr. João Paulo dos Reis Neto.
 
O primeiro transplante de coração no Brasil ocorreu em 1968 e conseguiu comprovar que era possível substituir um órgão vital do corpo humano para superar doenças cardíacas, especialmente as graves. Com a evolução da medicina, atualmente a expectativa de vida de pacientes com o novo órgão é de mais de 15 anos em 60% dos casos, de acordo com o Instituto do Coração. 
 
Desde 1995, quando a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) iniciou seus registros, foram realizados mais de quatro mil transplantes de coração no país. Ainda segundo a Associação, o número de procedimentos registrou um aumento de 100% nos últimos dez anos.