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Gecac promove ações para reduzir despesas e aumentar qualidade do Capesaúde

 

 

 

Seguindo a meta de reduzir os custos do plano de saúde e promover o equilíbrio entre despesas e receitas para fortalecer a entidade, já em seu primeiro mês de mandato, o Diretor-Presidente Cassimiro Borges vem apresentando resultados que comprovam que a instituição está no caminho certo. Um deles é a criação do Grupo Executivo de Controle de Custos e Atendimento (Gecac), cujo objetivo é, a partir de estudos e análises de mercado, identificar ações para reduzir os custos assistenciais do Capesaúde de maneira que o associado não seja impactado.

 

Respondendo temporariamente pelo Grupo está o diretor de Previdência e Assistência da Capesesp, o médico Maurício Lima. A ideia é designar um coordenador que se dedique exclusivamente ao Gecac. O Grupo conta também com uma analista técnica, que desenvolve projetos, e uma atuária, responsável pelos estudos que avaliam as expectativas e os riscos financeiros e econômicos do plano de acordo com seu perfil e seu público.

 

- O trabalho do Grupo resume-se basicamente em identificar o problema, verificar as possíveis soluções, criar um processo de trabalho e testá-lo, treinar pessoas para atuar em diferentes situações e auditar o processo -, explica Maurício.

 

Segundo o médico, várias linhas de ação já foram traçadas e o Grupo trabalha atualmente na implantação de melhorias. Entre as ações implantadas com sucesso estão o encaminhamento para 2ª opinião de todas as solicitações de cirurgia de coluna de associados do Rio e Grande Rio. Ou seja, o associado que tem indicação de cirurgia é encaminhado para outro especialista, que avalia os benefícios do tratamento cirúrgico em relação ao tratamento conservador visando à melhoria da qualidade de vida do associado. A intenção é expandir a iniciativa para outras cidades. Outra ação em andamento é a análise dos hospitais que apresentam maior faturamento, para posterior negociação e busca de alternativas, como a inclusão de novos credenciados à rede de prestadores do Capesaúde.

 

O Gecac também trabalha com a possibilidade de reduzir o número de procedimentos que necessitam de autorização prévia para realização. Neste caso, estando com o pedido médico em mãos, o associado pode marcar direto o exame, sem precisar de autorização da Capesesp, o que vai agilizar a realização do procedimento.

 

- A modernização dos processos de controle e auditoria da Capesesp garantirá a sustentabilidade pela redução das despesas assistenciais, sem perder o foco na qualidade da assistência prestada aos associados. Isso, sem dúvida, contribui para o equilíbrio financeiro do plano, tornando-o mais seguro -, ressalta Maurício.

 

Um dos principais desafios da equipe, segundo Mauricio, é gerenciar os mais de sete mil credenciados espalhados por todo o país. Para tanto, o apoio dos Escritórios Regionais de Atendimento vem sendo fundamental.

 

O médico lembra, ainda, que quem tem a ganhar com a criação do Gecac são os associados, uma vez que o acompanhamento mais rigoroso dos serviços oferecidos resultará em melhoria na qualidade dos serviços.

 

- Acreditamos que as ações para redução de custo proporcionarão aos nossos associados uma maior agilidade na solução de suas necessidades e melhor qualidade dos serviços prestados -, finaliza.